Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

3º ano do EM - 3 Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna


Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens. 

Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica. 

Questão 3


Arte Primitiva


Arte Primitiva

a)      Leia o texto sobre a arte primitiva.

“No século XX o termo passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente. Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso. Com isso, é considerada primitiva a arte das crianças, dos doentes mentais, a arte popular e folclórica, a arte da pré-história, como a advinda de fora da Europa, como a africana, a da América pré-colombiana, a indígena, a dos habitantes das ilhas do Pacífico e outras. Em última instância, essa visão profundamente eurocêntrica considera primitiva toda manifestação artística portadora de valores estranhos ou diversos dos vigentes nas sociedades ocidentais economicamente avançadas.
No desenvolvimento da arte moderna, essencialmente antinaturalista, vários são os momentos de revalorização da arte primitiva, tanto do ponto de vista formal quanto espiritual. Ainda no século XIX, ocorre a “descoberta”, por parte dos impressionistas, das gravuras japonesas – representações livres dos códigos da pintura européia -, o que é fundamental para o nascimento da pintura moderna. O interesse de artistas como Emil Nolde (1867 – 1956), Paul Gauguin (1848 – 1903), Henry Moore (1831 – 1895), Henri Rousseau (1844 – 1910), Paul Klee (1879 – 1940), Henri Matisse (1869 – 1954), Marc Chagall (1887 – 1985), Max Ernst (1891 – 1976), Joan Miró (1893 – 1983), Amedeo Modigliani (1884 – 1920), Pablo Picasso (1881 – 1973), Maurice de Vlaminck (1876 – 1958), entre tantos outros, por manifestações ditas “primitivas” coaduna-se com o desejo de buscar padrões formais e valores humanos alternativos ao racionalismo da sociedade européia moderna e sua cultura. Esses movimentos em direção à arte primitiva, que têm início na passagem do século XIX para XX, são de modo geral tratados como “primitivismo”. Em alguma parte de sua formação, cubismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo fazem sua viagem ao primitivo em busca de valores e formas primordiais na intenção de renovar a arte ocidental.
No Brasil, a redescoberta da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos indígenas. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) é influenciado pela estilização geométrica e ornamentação da cerâmica marajoara. Alfredo Volpi (1896-1988) também se torna conhecido por sua aproximação à cultura popular e aos pintores primitivos italianos pré-renascentistas. No caso de Djanira (1914-1979), observa-se não apenas a predileção por temas comuns à pintura naïf como a influência de sua composição pictórica. Nota-se ainda a atuação do crítico de arte Mário Pedrosa (1900 – 1981), defensor da criação do Museu do Índio, Museu de Arte Virgem e do Museu de Arte Popular como integrantes do Museu das Origens, projeto não realizado para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ.”


b)      Relacione as imagens das páginas 322 e 323 com as ideias expostas no texto.

c)  Procure outras imagens associadas á arte primitiva brasileira e de outros países. Elabore legendas e comentários. 

Um comentário:

  1. B) As imagens relacionam com o caráter popular dos textos que buscavam proximidade com a cultura "do povo", mostrando um pouco do cotidiano dos brasileiros naquela época como por exemplo o quadro Fazenda de chá no Itacolomi de Djanira Motta e Silva que mostra trabalhadores em uma colheita.

    C)http://3.bp.blogspot.com/-RABZ46WtK3w/UHpfaa_gUdI/AAAAAAAAAlE/EI6MUC4QL84/s1600/naif+4.jpg
    Legenda:Dois homens batucando.

    http://4.bp.blogspot.com/_eyVEe429xhg/SPov98s82-I/AAAAAAAAADg/VsV_DRE_zto/s400/RAUL+MENDEZ+TEMA+A+DAMA+E+O+TOCADOR+MEDIDA+50X40+A.S.T.bmp
    Legenda: Homem nordestino (provavelmente cangaceiro) tocando flauta para uma mulher.

    Cesar, Igor e Marcos 3º ano EM

    ResponderExcluir