Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

3º ano do EM - 1Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna

Exercícios


Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens. 

Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica. 

Questão 1

Guignardi e Ismael Nery

Além de movimentar o meio artístico, a Semana de Arte Moderna influenciou a valorização da cultura brasileira. Um grupo de artistas, adeptos dessa nova tendência, apesar de não seguir os princípios acadêmicos, preocupava-se com o domínio da técnica. 

a)      Consulte as páginas 308 a 310. Faça um breve relato sobre a vida e caracterize a obra de Cândido Portinari, Cícero Dias e Bruno Giorgi.
                      
b)      Pesquise a vida, os estudos e as principais obras de Guirgnard e Ismael Nery e escreva um pequeno texto sobre o assunto. Selecione imagens, elaborando legendas e comentários. Use como fonte de pesquisa sites da internet, em particular o site do Itaú Cultural: http://novo.itaucultural.org.br/.

2 comentários:

  1. 1- a) Cândido Portinari

    Foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida. Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade. As principais caracteristicas de suas obras foram: questões sociais do Brasil; utilização de alguns elementos artísticos da arte moderna europeia; suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos; arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

    Cícero Dias

    Nasceu na cidade de Escada, Pernambuco em 1907. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou os estudos de arquitetura e pintura na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1927 realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro e, em 1928, abandona a Escola de Belas Artes e dedica-se exclusivamente à pintura. Suas pinturas e desenhos são muito marcados pelas mulheres, que aparecem sempre como foco de desejo, frustração, conflito, humor, ironia.

    Bruno Giorgi

    Nasceu em Mococa, interior de São Paulo, em1905. Em 1911 fixa-se em Roma com a família e inicia estudos de escultura com Loss. Nos anos 30, estudou com Aristide Maillol e freqüentou as academias de Rancon e Grande-Chaumière na França. Suas obras valorizam o ritmo, o movimento, os vazios e a harmonizar linhas curvas e formas angulares.
    Ester Caroline e Karina Pedrosa - 3º ano

    ResponderExcluir
  2. A) Portinari era aluno da escola nacional de belas artes, onde aprendeu técnicas e os princípios de uma arte conservadora. Em 1928 ganhou como premio uma viagem ao exterior. Viveu então dois anos na Europa, onde entrou em contato com a obra dos pintores mais importantes da época e também com a dos renascentistas italianos.No inicio da decada de 1930 desenvolve sua pintura com características muito próprias e a enveredar pela experiencia com a pintura mural.

    Cicero Dias nasceu em Pernambuco e estudou pintura na escola nacional de belas artes do Rio de Janeiro. Cedo porem abandonou as orientações acadêmicas para buscar um caminho pessoal. No fim dos anos 1920 suas obras ja davam mostras do estilo que marcaria sua pintura: usando com frequência o azul e o vermelho deu um tratamento particular às cenas da vida nordestina.

    Bruno Giorgi: Paulista do interior de São Paulo morou durante muitos anos na Itália. No fim da decada de 1930, retornou ao Brasil, aderindo o movimento modernista. Suas obras passaram a valorizar o ritmo, o movimento, os vazios e a harmonizar linhas curvas e formas angulares.

    B)Descendente de indígenas, africanos e neerlandeses (holandeses),1 em 1909 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1917, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Viajou pela Europa em 1920, tendo frequentado a Academia Julian, em Paris. De volta ao Brasil, trabalha como desenhista na seção de Arquitetura e Topografia da Diretoria do Patrimônio Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Lá conhece o poeta Murilo Mendes que se tornaria seu grande amigo e incentivador de sua obra.2

    Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, 25 de fevereiro de 1896 — Belo Horizonte, 25 de junho de 1962) foi um pintor brasileiro que ficou famoso por retratar paisagens mineiras.
    Guignard nasceu com uma abertura total entre a boca, o nariz e o palato (lábio leporino), causando horror e compaixão aos seus pais. Ficou órfão de pai ainda menino e a mãe casou-se em seguida com um barão alemão arruinado, bem mais jovem que ela, com quem se mudaram para a Alemanha.

    Igor, Cesar e Marcos 3º ano EM

    ResponderExcluir