Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens.
Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica.
Questão 3
Arte
Primitiva
Arte
Primitiva
a)
Leia o texto sobre a arte primitiva.
“No século XX o termo
passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que
permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente.
Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos
são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso. Com isso, é considerada
primitiva a arte das crianças, dos doentes mentais, a arte popular e
folclórica, a arte da pré-história, como a advinda de fora da Europa, como a
africana, a da América pré-colombiana, a indígena, a dos habitantes das ilhas
do Pacífico e outras. Em última instância, essa visão profundamente
eurocêntrica considera primitiva toda manifestação artística portadora de
valores estranhos ou diversos dos vigentes nas sociedades ocidentais
economicamente avançadas.
No desenvolvimento da arte
moderna, essencialmente antinaturalista, vários são os momentos de
revalorização da arte primitiva, tanto do ponto de vista formal quanto
espiritual. Ainda no século XIX, ocorre a “descoberta”, por parte dos
impressionistas, das gravuras japonesas – representações livres dos códigos da
pintura européia -, o que é fundamental para o nascimento da pintura moderna. O
interesse de artistas como Emil Nolde (1867 – 1956), Paul Gauguin (1848 –
1903), Henry Moore (1831 – 1895), Henri Rousseau (1844 – 1910), Paul Klee (1879
– 1940), Henri Matisse (1869 – 1954), Marc Chagall (1887 – 1985), Max Ernst
(1891 – 1976), Joan Miró (1893 – 1983), Amedeo Modigliani (1884 – 1920), Pablo
Picasso (1881 – 1973), Maurice de Vlaminck (1876 – 1958), entre tantos outros,
por manifestações ditas “primitivas” coaduna-se com o desejo de buscar padrões
formais e valores humanos alternativos ao racionalismo da sociedade européia
moderna e sua cultura. Esses movimentos em direção à arte primitiva, que têm
início na passagem do século XIX para XX, são de modo geral tratados como
“primitivismo”. Em alguma parte de sua formação, cubismo, expressionismo,
dadaísmo e surrealismo fazem sua viagem ao primitivo em busca de valores e
formas primordiais na intenção de renovar a arte ocidental.
No Brasil, a redescoberta
da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do
Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem
da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos
indígenas. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) é influenciado pela estilização
geométrica e ornamentação da cerâmica marajoara. Alfredo Volpi (1896-1988)
também se torna conhecido por sua aproximação à cultura popular e aos pintores
primitivos italianos pré-renascentistas. No caso de Djanira (1914-1979),
observa-se não apenas a predileção por temas comuns à pintura naïf como a
influência de sua composição pictórica. Nota-se ainda a atuação do crítico de
arte Mário Pedrosa (1900 – 1981), defensor da criação do Museu do Índio, Museu
de Arte Virgem e do Museu de Arte Popular como integrantes do Museu das
Origens, projeto não realizado para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro –
MAM/RJ.”
b)
Relacione as imagens das páginas 322 e 323 com as ideias expostas no texto.
c) Procure outras imagens associadas á arte primitiva brasileira e de
outros países. Elabore legendas e comentários.
B) As imagens relacionam com o caráter popular dos textos que buscavam proximidade com a cultura "do povo", mostrando um pouco do cotidiano dos brasileiros naquela época como por exemplo o quadro Fazenda de chá no Itacolomi de Djanira Motta e Silva que mostra trabalhadores em uma colheita.
ResponderExcluirC)http://3.bp.blogspot.com/-RABZ46WtK3w/UHpfaa_gUdI/AAAAAAAAAlE/EI6MUC4QL84/s1600/naif+4.jpg
Legenda:Dois homens batucando.
http://4.bp.blogspot.com/_eyVEe429xhg/SPov98s82-I/AAAAAAAAADg/VsV_DRE_zto/s400/RAUL+MENDEZ+TEMA+A+DAMA+E+O+TOCADOR+MEDIDA+50X40+A.S.T.bmp
Legenda: Homem nordestino (provavelmente cangaceiro) tocando flauta para uma mulher.
Cesar, Igor e Marcos 3º ano EM