Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

7ª série - Princípio de luz e sombra

Estudando sobre a luz e sombra os alunos da 7ª série produziram desenhos com uso de carvão mineral .

O carvão é um material muito versátil, com ele se pode obter diferentes texturas a partir da variação do papel. Na aula utilizamos papel canson e verge. Após o termino dos desenhos a professora os protegeu com uma camada de spray fixador.

A aula foi uma delícia! Produzimos desenhos com diferentes tons e destacamos a luz e a sombra...
























7º ano - DESENHO: REGISTRO NA ARTE

E o que dizer sobre o desenho?! O desenho é uma forma de registro artístico. 

Durante as aulas de desenho do 7º ano trabalhamos com diferentes tipos de desenhos (livre, dirigido, baseado em forma geométricas e ilustrativos) e com as modalidades de desenho ( cego, de memória e de observação). Os alunos do 7 ano deram um show, especialmente nas aulas de desenho de observação. 
Nas aulas de desenho de observação os alunos trouxeram objetos e criamos diversas composições, depois de ter sido explicado a eles a importância do exercício do olhar começaram as produções Adorei o resultado!
Ah! considerando que nossa aula é de 50 min, a produção esta mais próxima do desenho de croqui, mas não tira o mérito e nem o brilho dos(as) estudantes...
























7º ano - Simetria e assimetria.

No 7º ano as aulas de artes começaram com o estudo e a classificação das formas em Simétricas e Assimétricas .
Os alunos aprenderam que as formas simétricas ainda podem ser classificadas em: simetria real ou bilateral, simetria radial, e simetria axial. Trabalhamos com pesquisa de imagens, classificação das formas, desenho e atividades de recorte e colagem. 


Primeiras aulas

As turmas foras recepcionadas nas primeiras aulas de artes com muito carinho e com um clima de descontração. As turmas participaram de dinâmicas de integração desenvolvidas durante a primeira semana de aula. Nos divertimos um bocado...











Hora de atualizar o blog! 

O primeiro trimestre foi de muito trabalho... Hora de começar a exibir os resultados. 
Promessa: atualizarei semanalmente o blog a fim de que possamos acompanhar as nossas aulas... a nossa produção. 
Professora Andreza Berger.  

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Máscaras Africanas - 6º ano

Exemplos de máscaras que podem ser produzidas durante a aula










Sugestão de materiais:
- papeis diversos, palha, penas, misanças, tinta, tecidos, entre outros.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pintura em telha

Começamos a desenhar nossas telhas com motivos relacionados a cultura africana. Vamos trabalhar com fundo com um motivo/estampa tipicamente africana e desenhar/pintar figuras com temas afro.




Vai ficar show...
Essas são imagens do site:  Parafernália Artística. Com certeza, as nossas produzidas em salas ficaram lindas também...

Algumas das telhas produzidas em aula, 
pelos alunos da 7ª série. 
Show...


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LEITURA DE IMAGENS

CENTRO EDUCACIONAL AGOSTINIANO

Rua Thiers Veloso - 125 - Centro - Vitória - ES - Telefone: 3222-1111

Série:
                Professora: Andreza Berger Serra                              ARTES                               

Oficina de leitura de imagens

ROTEIRO PARA LEITURA DE IMAGENS


1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA IMAGEM:

·     AUTOR: ____________________________________________________________________________
·     TÍTULO: ____________________________________________________________________________
·     TÉCNICA: ___________________________________________________________________________
·     DATA DA ELABORAÇÃO: ______________________________________________________________
·     DIMENSÃO:__________________________________________________________________________
·     COLEÇÃO OU ACERVO A QUE PERTENCE: ______________________________________________
  PÁGINA DO LIVRO OU SITE: _____________________________________________________________

2 – DESCRIÇÃO

DESCREVER A IMAGEM, RELATANDO TUDO O QUE VOCÊ PERCEBE E IDENTIFICA. CITE.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

3-  ANÁLISE FORMAL

·     OBSERVE A IMAGEM E PROCURE IDENTIFICAR QUAIS AS CORES IDENTIFICADAS:
PRIMÁRIAS: ____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
SECUNDÁRIAS:_________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
TERCIÁRIAS: __________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
COMPLEMENTARES: ____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
ANÁLOGAS: ____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
MONOCROMÁTICAS: ____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
QUENTES OU FRIAS: ____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
CONTRASTANTES: ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
CLARAS: ______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
ESCURAS:_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

·     PROCURE IDENTIFICAR A LUZ:
à    A LUZ É AMBIENTE:____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
à    LUZ ARTIFICIAL: ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
à    EXISTE CONTRASTE DE CLARO E ESCURO: ______________________________________________
______________________________________________________________________________________
à    DE ONDE VEM A LUZ PRICIPAL: _________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
à    EXISTEM PARTES MAIS ILUMINADA: _____________________________________________________
______________________________________________________________________________________
·     OBSERVE A TEXTURA:
LISA, ASPERÁ, POROSA, SEDOSA, AVELUDADA, ARENOSA, RUGOSA, QUEBRADIÇA, ESCORREGADIS, GRANULADA, ENTRE OUTRAS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·     QUAIS AS FORMAS QUE PRODOMINAM NA IMAGEM:
GEOMÉTRICA, ARREDONDADA, QUADRADA, CÔNICA, PIRAMIDAL, ORGÂNICA, ENTRE OUTRAS.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·     EXISTE EFEITO DE PROFUNDIDADE / PERSPECTIVA:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·     COMO AS FORMAS SE ENCONTRAM NA COMPOSIÇÃO:
EQUILIBRADA, SIMÉTRICA, ASSIMÉTRICA, REPETIDAS, DESEQUILIBRADA, PROPORCIONAIS, RITMADA, SOBREPOSTAS, APOIADAS, DESAPOIADAS, ENTRE OUTROS.
 ______________________________________________________________________________________
 ______________________________________________________________________________________
·     QUE TIPO DE TECNICA FOI UTILIZADA NA CONSTRUÇAO DESTA IMAGEM?
_____________________________________________________________________________________
·     QUAL A TEMÁTICA DA OBRA: _________________________________________________________

4- CONTERXTUALIZAÇÃO
·     A QUE MOVIMENTO ARTÍSTICO PERTENCE À OBRA? ___________________________________________________________________________________
·     QUE SENTIMENTOS A IMAGEM LHE PASSA? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·     ESTA IMAGEM LHE TRADUZ ALGUMA LEMBRANÇA? QUAL? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·     DE QUE CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIAL OU CULTURAL FALA ESSA IMAGEM? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________