Imagem para atividade:
'A mulher e o gato' - 1959
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
3º ano do EM - 1Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
Exercícios
Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens.
Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica.
Questão 1
Guignardi e Ismael Nery
Além
de movimentar o meio artístico, a Semana de Arte Moderna influenciou a
valorização da cultura brasileira. Um grupo de artistas, adeptos dessa nova
tendência, apesar de não seguir os princípios acadêmicos, preocupava-se com o
domínio da técnica.
a)
Consulte as páginas 308
a 310. Faça um breve relato sobre a vida e caracterize a
obra de Cândido Portinari, Cícero Dias e Bruno Giorgi.
b)
Pesquise a vida, os estudos e as principais obras de Guirgnard e Ismael
Nery e escreva um pequeno texto sobre o assunto. Selecione imagens, elaborando
legendas e comentários. Use como fonte de pesquisa sites da internet, em
particular o site do Itaú Cultural: http://novo.itaucultural.org.br/.
3º ano do EM - 2 Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens.
Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica.
Questão 2
O retirante em texto e imagens.
MASP – MUSEO DE ARTE MODERNA DE SÂO PAULO
Uma
das grandes temáticas sociais de Portinari - o retirante - aparece em
composições das décadas de 1930, 1940 e 1950, representando lembranças dos
tempos de infância, em que grupos de retirantes apareciam em Brodósqui,
maltrapilhos, carregando trouxas na cabeça e com os pés disformes. Na
literatura brasileira, a temática dos retirantes foi também muito abordada,
destacando-se o clássico de Graciliano Ramos, Vidas secas.
a)
Pesquise 3 (três) reproduções das obras de Portinari que tenham por tema
os retirantes ou a gente pobre do Nordeste.
Obras sugeridas: Família (1935), Retirantes (1936), Criança morta (1944), Menino morto (1944), Família de Retirantes (1944), Enterro na rede (1944).
Elabore legendas e pequenos textos para cada uma das 3 (três) figuras selecionadas pelo grupo.
Obras sugeridas: Família (1935), Retirantes (1936), Criança morta (1944), Menino morto (1944), Família de Retirantes (1944), Enterro na rede (1944).
Elabore legendas e pequenos textos para cada uma das 3 (três) figuras selecionadas pelo grupo.
b)
Selecione textos, em prosa ou poesia, e/ou músicas sobre o tema do
retirante. Exemplo: Vidas Secas (Graciliano
Ramos) Morte e vida severina (João
Cabral de Melo Neto).
c) Leia os poemas "Deus de violência" e "Respirar" de Portinari (Poemas de Candido, Rio de Janeiro, José Olympio, 1964) e compare-os com os quadros do pintor. O que o grupo percebeu? (Poste este discussão).
c) Leia os poemas "Deus de violência" e "Respirar" de Portinari (Poemas de Candido, Rio de Janeiro, José Olympio, 1964) e compare-os com os quadros do pintor. O que o grupo percebeu? (Poste este discussão).
d)
Procure na obra de compositor popular Luis Gonzaga músicas sobre os
temas da seca e do retirante. Exemplo: “Vozes da Seca”, “Asa branca” e “Triste
partida” (sobre o poema do poeta popular Patativa do Assaré). Ouça música com o
seu grupo e escreva um texto inspirado no sentimento que elas despertaram
vocês.
3º ano do EM - 3 Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens.
Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica.
Questão 3
Arte
Primitiva
Arte
Primitiva
a)
Leia o texto sobre a arte primitiva.
“No século XX o termo
passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que
permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente.
Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos
são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso. Com isso, é considerada
primitiva a arte das crianças, dos doentes mentais, a arte popular e
folclórica, a arte da pré-história, como a advinda de fora da Europa, como a
africana, a da América pré-colombiana, a indígena, a dos habitantes das ilhas
do Pacífico e outras. Em última instância, essa visão profundamente
eurocêntrica considera primitiva toda manifestação artística portadora de
valores estranhos ou diversos dos vigentes nas sociedades ocidentais
economicamente avançadas.
No desenvolvimento da arte
moderna, essencialmente antinaturalista, vários são os momentos de
revalorização da arte primitiva, tanto do ponto de vista formal quanto
espiritual. Ainda no século XIX, ocorre a “descoberta”, por parte dos
impressionistas, das gravuras japonesas – representações livres dos códigos da
pintura européia -, o que é fundamental para o nascimento da pintura moderna. O
interesse de artistas como Emil Nolde (1867 – 1956), Paul Gauguin (1848 –
1903), Henry Moore (1831 – 1895), Henri Rousseau (1844 – 1910), Paul Klee (1879
– 1940), Henri Matisse (1869 – 1954), Marc Chagall (1887 – 1985), Max Ernst
(1891 – 1976), Joan Miró (1893 – 1983), Amedeo Modigliani (1884 – 1920), Pablo
Picasso (1881 – 1973), Maurice de Vlaminck (1876 – 1958), entre tantos outros,
por manifestações ditas “primitivas” coaduna-se com o desejo de buscar padrões
formais e valores humanos alternativos ao racionalismo da sociedade européia
moderna e sua cultura. Esses movimentos em direção à arte primitiva, que têm
início na passagem do século XIX para XX, são de modo geral tratados como
“primitivismo”. Em alguma parte de sua formação, cubismo, expressionismo,
dadaísmo e surrealismo fazem sua viagem ao primitivo em busca de valores e
formas primordiais na intenção de renovar a arte ocidental.
No Brasil, a redescoberta
da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do
Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem
da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos
indígenas. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) é influenciado pela estilização
geométrica e ornamentação da cerâmica marajoara. Alfredo Volpi (1896-1988)
também se torna conhecido por sua aproximação à cultura popular e aos pintores
primitivos italianos pré-renascentistas. No caso de Djanira (1914-1979),
observa-se não apenas a predileção por temas comuns à pintura naïf como a
influência de sua composição pictórica. Nota-se ainda a atuação do crítico de
arte Mário Pedrosa (1900 – 1981), defensor da criação do Museu do Índio, Museu
de Arte Virgem e do Museu de Arte Popular como integrantes do Museu das
Origens, projeto não realizado para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro –
MAM/RJ.”
b)
Relacione as imagens das páginas 322 e 323 com as ideias expostas no texto.
c) Procure outras imagens associadas á arte primitiva brasileira e de
outros países. Elabore legendas e comentários.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
6º ano - ARTE NAÏF Ângela Gomes
Ângela Gomes, expressa na pintura Naif, o seu amor
pelo Estado do Espírito Santo.
...Suas pinturas são o resultado de coisas vistas e
sentidas, uma vez que tudo é transmutado pela natureza de seu sonho otimista,
usa cores puras e variadas, detentora de uma técnica apurada e segurança
suficiente para tratar com o mesmo preciosismo, todas as áreas do quadro, no
que tange a composição de detalhes. Suas telas são de uma limpeza e clareza que
chegam a sugerir ao observador, que foram lavadas após o término.
É bastante audaciosa no emprego das cores. A
vontade e a abnegação apaixonada com que se dedica à pintura, estampa- se na
sua imensa produção e a coloca como verdadeira operária da Arte. Ângela Gomes é
séria e alegre, a arte constitui mais que um prazer, uma necessidade vital, um
ato de fé e diz...
“Minha Vitória é do Espírito Santo.
Vitória é a cidade que a recebeu e a projetou
como artista.
Espírito Santo é o estado que fomenta
sua criação.
Vitória é a vitória de suas lutas cotidianas.
Espírito Santo, pessoa da Santíssima
Trindade, que através de
Jesus Cristo, é a fonte Divina de sua Inspiração.” ÂNGELA GOMES
OBRA PARA FINALIZAR A TAREFA DE ARTES EM CASA:
Caros alunos, lembrem-se de colorir com muito capricho!
7ª série - Cartão postal
Baseados na obra do artista Juan Gris estamos criando cartões postais.
A atividade, iniciada em sala de aula, deve ser finalizada em casa e entregue para correção/avaliação.
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