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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

6º ano - A linha na obra do artista Juan Miró

Imagem para atividade:



                                                                               'A mulher e o gato' - 1959

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

3º ano do EM - 1Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna

Exercícios


Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens. 

Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica. 

Questão 1

Guignardi e Ismael Nery

Além de movimentar o meio artístico, a Semana de Arte Moderna influenciou a valorização da cultura brasileira. Um grupo de artistas, adeptos dessa nova tendência, apesar de não seguir os princípios acadêmicos, preocupava-se com o domínio da técnica. 

a)      Consulte as páginas 308 a 310. Faça um breve relato sobre a vida e caracterize a obra de Cândido Portinari, Cícero Dias e Bruno Giorgi.
                      
b)      Pesquise a vida, os estudos e as principais obras de Guirgnard e Ismael Nery e escreva um pequeno texto sobre o assunto. Selecione imagens, elaborando legendas e comentários. Use como fonte de pesquisa sites da internet, em particular o site do Itaú Cultural: http://novo.itaucultural.org.br/.

3º ano do EM - 2 Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna


Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens. 

Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica. 

Questão 2

O retirante em texto e imagens.


 MASP – MUSEO DE ARTE MODERNA DE SÂO PAULO

 Uma das grandes temáticas sociais de Portinari - o retirante - aparece em composições das décadas de 1930, 1940 e 1950, representando lembranças dos tempos de infância, em que grupos de retirantes apareciam em Brodósqui, maltrapilhos, carregando trouxas na cabeça e com os pés disformes. Na literatura brasileira, a temática dos retirantes foi também muito abordada, destacando-se o clássico de Graciliano Ramos, Vidas secas.

a)      Pesquise 3 (três) reproduções das obras de Portinari que tenham por tema os retirantes ou a gente pobre do Nordeste.
Obras sugeridas: Família (1935), Retirantes (1936), Criança morta (1944), Menino morto (1944), Família de Retirantes (1944), Enterro na rede (1944). 
Elabore legendas e pequenos textos para cada uma das 3 (três) figuras selecionadas pelo grupo.

b)      Selecione textos, em prosa ou poesia, e/ou músicas sobre o tema do retirante. Exemplo: Vidas Secas (Graciliano Ramos) Morte e vida severina (João Cabral de Melo Neto). 

c)   Leia os poemas "Deus de violência" e "Respirar" de Portinari (Poemas de Candido, Rio de Janeiro, José Olympio, 1964) e compare-os com os quadros do pintor. O que o grupo percebeu? (Poste este discussão).


d)      Procure na obra de compositor popular Luis Gonzaga músicas sobre os temas da seca e do retirante. Exemplo: “Vozes da Seca”, “Asa branca” e “Triste partida” (sobre o poema do poeta popular Patativa do Assaré). Ouça música com o seu grupo e escreva um texto inspirado no sentimento que elas despertaram vocês. 

3º ano do EM - 3 Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna


Caros alunos, não se esqueçam de identificar os nome do grupo no fim das postagens. 

Utilize como base o nosso livro didático: História da Arte, de Graça Proença, Ed. Atica. 

Questão 3


Arte Primitiva


Arte Primitiva

a)      Leia o texto sobre a arte primitiva.

“No século XX o termo passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente. Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso. Com isso, é considerada primitiva a arte das crianças, dos doentes mentais, a arte popular e folclórica, a arte da pré-história, como a advinda de fora da Europa, como a africana, a da América pré-colombiana, a indígena, a dos habitantes das ilhas do Pacífico e outras. Em última instância, essa visão profundamente eurocêntrica considera primitiva toda manifestação artística portadora de valores estranhos ou diversos dos vigentes nas sociedades ocidentais economicamente avançadas.
No desenvolvimento da arte moderna, essencialmente antinaturalista, vários são os momentos de revalorização da arte primitiva, tanto do ponto de vista formal quanto espiritual. Ainda no século XIX, ocorre a “descoberta”, por parte dos impressionistas, das gravuras japonesas – representações livres dos códigos da pintura européia -, o que é fundamental para o nascimento da pintura moderna. O interesse de artistas como Emil Nolde (1867 – 1956), Paul Gauguin (1848 – 1903), Henry Moore (1831 – 1895), Henri Rousseau (1844 – 1910), Paul Klee (1879 – 1940), Henri Matisse (1869 – 1954), Marc Chagall (1887 – 1985), Max Ernst (1891 – 1976), Joan Miró (1893 – 1983), Amedeo Modigliani (1884 – 1920), Pablo Picasso (1881 – 1973), Maurice de Vlaminck (1876 – 1958), entre tantos outros, por manifestações ditas “primitivas” coaduna-se com o desejo de buscar padrões formais e valores humanos alternativos ao racionalismo da sociedade européia moderna e sua cultura. Esses movimentos em direção à arte primitiva, que têm início na passagem do século XIX para XX, são de modo geral tratados como “primitivismo”. Em alguma parte de sua formação, cubismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo fazem sua viagem ao primitivo em busca de valores e formas primordiais na intenção de renovar a arte ocidental.
No Brasil, a redescoberta da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos indígenas. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) é influenciado pela estilização geométrica e ornamentação da cerâmica marajoara. Alfredo Volpi (1896-1988) também se torna conhecido por sua aproximação à cultura popular e aos pintores primitivos italianos pré-renascentistas. No caso de Djanira (1914-1979), observa-se não apenas a predileção por temas comuns à pintura naïf como a influência de sua composição pictórica. Nota-se ainda a atuação do crítico de arte Mário Pedrosa (1900 – 1981), defensor da criação do Museu do Índio, Museu de Arte Virgem e do Museu de Arte Popular como integrantes do Museu das Origens, projeto não realizado para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ.”


b)      Relacione as imagens das páginas 322 e 323 com as ideias expostas no texto.

c)  Procure outras imagens associadas á arte primitiva brasileira e de outros países. Elabore legendas e comentários. 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

6º ano - ARTE NAÏF Ângela Gomes

Ângela Gomes, expressa na pintura Naif, o seu amor 
pelo Estado do Espírito Santo.

...Suas pinturas são o resultado de coisas vistas e sentidas, uma vez que tudo é transmutado pela natureza de seu sonho otimista, usa cores puras e variadas, detentora de uma técnica apurada e segurança suficiente para tratar com o mesmo preciosismo, todas as áreas do quadro, no que tange a composição de detalhes. Suas telas são de uma limpeza e clareza que chegam a sugerir ao observador, que foram lavadas após o término. 
É bastante audaciosa no emprego das cores. A vontade e a abnegação apaixonada com que se dedica à pintura, estampa- se na sua imensa produção e a coloca como verdadeira operária da Arte. Ângela Gomes é séria e alegre, a arte constitui mais que um prazer, uma necessidade vital, um ato de fé e diz...









“Minha Vitória é do Espírito Santo.
Vitória é a cidade que a recebeu e a projetou como artista.
Espírito Santo é  o estado que fomenta sua criação.
Vitória é a vitória de suas lutas cotidianas.
Espírito Santo,  pessoa da Santíssima Trindade, que através de
Jesus Cristo, é a fonte Divina de sua Inspiração.” ÂNGELA GOMES



OBRA PARA FINALIZAR  A TAREFA DE ARTES EM CASA: 



Caros alunos, lembrem-se de colorir com muito capricho!   


7ª série - Cartão postal

Baseados na obra do artista Juan Gris estamos criando cartões postais. 
A atividade, iniciada em sala de aula, deve ser finalizada em casa e entregue para correção/avaliação.